sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Inaceitável

Bullying, não permita!
O bullying é um nome relativamente novo para um problema muito antigo, pois pelo que vemos na história não só da educação as pessoas diferentes sempre sofreram algum tipo de constrangimento. O bullying é geralmente usado contra pessoas sensíveis, pacíficas, que não freqüentam turmas, e não gostam de se expor. É tudo que as pessoas que aplicam o bullying querem.  Eles procuram alguém para inferiorizar e constranger para que possam se sentir superior. A necessidade de se afirmar como poderoso e ter coragem para maltratar são características dessas pessoas.  O bullying geralmente acontece no ambiente escolar, porém pode ocorrer em casa, no grupo de amigos, condomínio etc. Ao perceber que seu filho não quer mais ir para escola, encontrar as pessoas ou que ele não tem mais motivação para fazer o que fazia antes, procure saber o que está acontecendo, pois, o Bullying pode causar traumas que a criança levará para a vida adulta e algumas vezes as conseqüências podem ser muito graves.
O que fazer para acabar ou diminuir o bullying nas escolas? Primeiro esclarecer as crianças desde os anos iniciais que, ser diferente é bom, ou nasceríamos todos iguais. Depois fazer com que estas crianças interajam e contem seus problemas, sem obrigá-las a falar, é claro.  Trabalhar para que todos procurem uma solução mesmo que em uma roda de conversa para que as crianças pensem, olhando com olhos não de acusador ou julgador, mas de quem está pensando em uma maneira de ajudar a resolver o problema do coleguinha.
Às vezes esse tipo de atividade não está no currículo escolar, mas o professor deve ter a sensibilidade de perceber quando há bullying entre seus alunos e procurar de maneira não constrangedora, trabalhar esse assunto com a classe. Muitas vezes a pessoa que pratica essa agressão não tem noção do que está fazendo, mas se for deixado que ela cresça desdenhando ou humilhando o coleguinha ela vai fazer desse hábito uma constante em sua vida e achará normal. Temos que trabalhar para acabar com o bullying desde os primeiros anos escolares.

por Silvana Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário